terça-feira, 6 de novembro de 2012

Reinventar


Texto redigido pela Profª Cristiane Ungaretti Zago

Trabalho desenvolvido no Laboratório de Aprendizagem do I e III Ciclo da EMEF Campos do Cristal no Adote 2012 com Ricardo Azevedo.
No primeiro momento fui ler e conhecer as obras do autor, antes de apresenta-las para os estudantes. Tive uma grata surpresa de já conhecer algumas de suas produções, sem, no entanto, associá-las ao autor. Quando trabalhava folclore com meus alunos os livros de Ricardo Azevedo eram um suporte precioso. Precioso também é o ADOTE que nos faz mergulhar profundamente nas ideias e obras de um autor, o que normalmente, pelo menos eu não o faço no meu cotidiano de leitora. Recordo de detalhar a leitura de diferentes obras de um mesmo autor na realização do Mestrado e do Doutorado.
Através de sua escrita de forma poética ou engraçada, Ricardo Azevedo destaca problemas da nossa realidade, tais como o lixo, as relações interpessoais,... Em especial um conto e um poema que abordam o analfabetismo adulto despertaram em mim inquietação... Pensei, pensei e acho que como trabalho numa escola este é um tema que me faz, enquanto docente, parar e refletir. O conto: O homem que não sabia ler e o poema: Era uma vez um menino abordam o analfabetismo adulto e as limitações sociais que esta situação gera. Tento imaginar como é o cotidiano de quem não lê no nosso mundo atual... Relembrei do filme Central do Brasil e as cartas ditadas...
Identificação, empatia, emoção, viagem, sensação, sonho, ilusão, pontos de vista, lições, dúvidas, afirmações, sabedoria, ilustrações, filosofia, receita, curiosidades, mentiras, aulas, ... tudo pode ter dentro de um livro. Estimular a leitura na escola é abrir um leque de opções de aprendizagem para professores e alunos.
Como trabalho com alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem e comparecem em pequenos grupos no turno inverso ao da sala de aula para frequentar o Laboratório de Aprendizagem participar do Adote faz parte da rotina desse espaço, pois é necessário estimular a leitura e a expressão desses estudantes. A dimensão lúdica também se insere no nosso contexto de trabalho. Ao ler Huizinga numa das obras de Ricardo Azevedo automaticamente recordei do período acadêmico e uma saudade grande de ser aluna, ou melhor ainda sou, mas de um pós à distância... Sinto saudades de ser aluna da PUCRS, da ida ao Campus, das trocas com meus colegas e mestres; e de ver a educação de um ponto de vista diferente do que vejo hoje. Também lembrei da tartaruga, do Akira, do cachorro, do gato e  demais personagens do livro dos pontos de vista.
Associando ideias adorei ler PERFUMOSO, já havia escutado muitas vezes da minha filha e como mãe coruja achava que era criação da pequena. Quando li em mais de um livro de Ricardo Azevedo a palavra sempre reportava a Duda e o universo de sonho e magia que habita a fértil imaginação infantil. Com o faz de conta, jogos de imaginação, em breves segundos transforma-se numa linda princesa ou numa bruxa má.
Falando nela, adorou o Leão Adamastor e comentou como o ele foi criativo em se transformar em cachorro para viver melhor... O Adote acontece na escola e por tabela na casa da gente. Quando vou fazer minhas leituras tenho a companhia da minha filha de 4 anos que é fã dos livros da biblioteca da escola da mãe e principalmente porque posso retirar mais de um livro, pois na escola dela apenas um por vez.
Os alunos do Laboratório escutaram, leram e apreciaram diferentes obras, tais como:
·         Livro de Papel
·         Não existe dor gostosa
·         Você diz que sabe muito, borboleta sabe mais!
·         Se eu fosse aquilo
·         Aviãozinho de papel
·         A borboleta azul
·         O leão Adamastor
·         Você me chamou de feio, sou feio mas sou dengoso!
·         O livro dos pontos de vista
·         Meu nome é tartaruga
·         A casa do meu avô
·         Dezenove poemas desengonçados
·         Aula de carnaval e outros poemas
A partir de algumas delas foram brotando os trabalhos dos alunos que vão estar expostos na sala do laboratório de aprendizagem no dia 05 de novembro.
Alguns alunos aventuraram-se a criar suas histórias e ou seus poemas a partir da leitura dos livros.
Terá na sala um cartaz com o acróstico que sintetiza a proposta realizada no Laboratório:
ADOTE
REIVENTAR
IMAGINAR
CONTAR
ADIVINHAR
REFLETIR
DESENHAR
OUVIR
Os alunos, tanto os do primeiro como do terceiro ciclo ouviram e leram alguns livros e envolveram-se na produção de trabalhos pensando na visita do autor. Com o trabalho diário no calendário, após sabermos a data agendada da visita, contavam quantos dias estavam faltando para a esperada chegada do autor na escola. Conheceram a biografia e obra e alguns só falam no Ricardo, íntimo nosso.
Segue alguns registros feitos no Laboratório:
Alunos do I ciclo trabalhando com o livro: Meu nome é tartaruga. 

A partir deste livro foi montado um jogo que será entregue nas turmas dos alunos, com os personagens da história.
Leitura do livro: O leão Adamastor
Produção a partir do livro O Leão Adamastor
Leitura do livro Dezenove poemas desengonçados
Jogo das rimas que “combinou” com os poemas lidos

Produção de trabalhos
Leitura do Livro Se eu fosse aquilo
Leitura de poemas e escrita a partir de inspiração em produções de Ricardo Azevedo.


Criação de uma história a partir de um conto de Ricardo Azevedo e montagem de um teatro de palitos
Livro: Meu material escolar
Minha terra tem Palmeiras


Aguardamos todos na sala do laboratório para conhecerem as produções realizadas.

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